As situações de separação: Cada separação é diferente

Mulher com dores de amor

Nas duas primeiras páginas do meu artigo "Um plano eficaz de 5 pontos para reconquistar seu/sua ex" nós conversamos sobre: qual é a decisão certa, como encontrar o melhor ponto de partida, como evitar os erros mais comuns, e que dicas seguir para lidar com o dia-a-dia depois de um rompimento.

A continuação eu gostaria de falar com você sobre as próximas duas importantes dicas e estratégias para reconquistar o/a ex. Aproveito esta oportunidade para agradecer à meus colegas que me apoioun com o seus conhecimento e experiência em escrever este artigo. Analisamos os seguintes pontos:

  1. As situações de separação: Cada separação requer uma estratégia diferente! Ou não?
  2. As seis etapas de uma separação. E como essas etapas influenciam as emoções, o comportamento e as opiniões da leitura.

Os meus colegas e eu esperamos que você desfrute da leitura.

As situações de separação – Cada separação é diferente

Seria ideal se existisse uma estratégia universal para funcionar em todos os casos de separação. Mais infelizmente, mesmo depois de anos de trabalho em terapia de casais, nem eu nem os meus colegas especialistas do Love-Care descobriram que estratégia. Apesar de existirem estratégias básicas, tais como a do Love-Care, é preciso desenvolver ferramentas e seguir os passos com base na nossa situação da separação específica.

Primeiro você tem que saber quais são exatamente as características de sua própria situação. O que é diferente no seu caso e o que ela tem em comum com a maioria das separações?

Os seguintes elementos servem de guia para que você classifique a sua situação em uma categoria:

  • A sua idade como também a do/a seu/sua ex
  • O seu gênero e o gênero do/a seu/sua ex (masculino ou feminino)
  • As personalidades de ambos
  • A duração do relacionamento
  • Os motivos da separação e os problemas do relacionamento
  • Quanto tempo (no dia-a-dia) passavam juntos?
  • As suas expectativas e as do/a seu/sua ex para um relacionamento feliz no futuro
  • O/a seu/sua ex teve um romance ou um relacionamento com outra pessoa?
  • Vocês têm filhos juntos?

Pode-se acrescentar a esta lista vários pontos. Fatores como a situação de emprego, família, amigos e conhecidos em comum, etc. impactam no desenvolvimento de uma estratégia eficiente. Para se ter uma ideia das situações mais comuns de separação, você pode se familiarizar no link a seguir com as diversas situações de separação com nosso manual prático "situações individuais e típicas crises de separação no relacionamento":
» Ir para o Manual Prático "Situações individuais e típicas crises de separação no relacionamento"

É portanto, preciso determinar quais as características da situação em particular de uma separação, é "normal" e ocorrem em quase todas as separações, e como também é preciso saber determinar quais são raras e, portanto, tais requerem medidas especiais que não são incluídas em uma estratégia universal. Por favor, reflita sobre esses elementos.

5. As cinco etapas da separação

Existem várias abordagens para as várias fases de separação na psicologia. Embora alguns dos conceitos descritos aborda apenas 4 fases, outras abordagens baseiam-se em muito mais fases. Eu e meus companheiros da equipe de especialistas Love-Care, dividimos as etapas de uma separação em cinco fases:

Esta maça simboliza uma separação
  • Fase 1: O choque
  • Fase 2: A negação
  • Fase 3a: O inundação de emoções
  • Fase 3b: A reconquista
  • Fase 4a: A reunificação
  • Fase 4b: Deixar ir
  • Fase 5: A reorientação

Fase 1: O choque

Esta fase dura geralmente entre uma e dez horas. Ele/a apenas nos informou que quer acabar com o relacionamento e ainda não entendemos ou compreendemos muito bem o que está acontecendo. Em nossa mente, há um conflito e um completo caos emocional e mental se instala. Uma vez que esta fase muitas vezes começa com uma mensagem, muitas vezes começa sem a presença dele/a (através de uma mensagem de texto, chat ou e-mail) e termina algumas horas mais tarde, ou o mais tardar, quando você acordar na manhã seguinte (se é que foi possível dormir).

Para esta fase da separação só tem uma dica: aceitar a decisão dele/a sem relutar e argumentar, não discuta e evitar erros típicos (ver artigo gratuito "Dicas para reconquistar seu/sua ex")

Fase 2: A Negação

Imediatamente após o choque, a fase de negação segue. Você realmente não entende que acabara de ficar solteiro/a, se recusa a separação e, em alguns casos, estamos à espera de um sinal do nosso ex. Pensamos "A esperança é a ultima que morre" e esperamos sinceramente uma ligação, mensagem ou e-mail Redentor, em que o/a ex confesse que ainda está te ama.

Esta segunda fase também dura algumas horas ou até um dia. Algumas pessoas não passam por essa fase, pulam para outra.

Tal como na Fase 1, é importante evitar os erros típicos nesta fase e se concentrar para processar os seus sentimentos e emoções da melhor maneira possível.

Homem triste na terceira etapa da separação

Fase 3: A inundação das emoções

Aproximadamente um dia depois de experimentar as fases 1 e 2, quando o nosso mundo está quebrado em pedaços. Agora entendemos a magnitude de nossa situação e enxergamos a realidade: estamos solteiros/as! Mas, infelizmente, não por nossa própria vontade, mas porque o/a nosso/a ex terminou o relacionamento.

Começamos a viver as consequências da separação: nos sentimentos extremamente tristes, parcialmente deprimido, abatido e desesperado. Nos sentimos sozinhos e isolados e nos perguntamos, qual é o sentido da vida sem ele/a?

Mas, muitas vezes, rapidamente encontramos a solução para o nosso problema: Vamos começar a reconquistar o/a ex com facilidade e, portanto, nos próximos dias e semanas incluiremos apenas ele/a nessa nova missão na vida. Portanto, proceda para a fase 4: A Reunificação.

No entanto, existem algumas pessoas que realmente aceitam a separação desde o primeiro momento e se concentrar em um novo começo sem o/a ex sem nenhum problema. Para essas pessoas, continua à fase 4b: Deixar ir.

Fase 4ª: A Reunificação

Fases 3 e 4 acontecem até certo ponto, em paralelo. Todos aqueles que acreditam que a melhor maneira de sair de sua situação para reconquistar o/a ex, passa a 4 ª etapa, quase ao mesmo tempo que a fase 3b: A inundação de emoções..

Reconquista - Rosa

Ao contrário das pessoas que optam por não voltar com seu/sua ex, apesar do amor que sente por ele/a, e isso se deve à tristeza e a explosão emocional e, portanto, nunca entram na fase 4. A fase 3 e 4, são para muitos uma montanha russa de sentimentos. Enquanto que, aqueles que aceitaram ser solteiros, desde o início, sentem-se melhor a cada semana porque seu ex vai ser esquecido, os outros estão pensando sobre como reconquistar seu/sua ex.Neste momento, como eu já disse muitas vezes, caímos no caos emocional: Um dia estamos de bom humor, só porque nosso antigo parceiro/a respondeu a uma de nossas mensagens ou ligações (que é muitas vezes imediatamente interpretado erroneamente como um sinal de interesse) e no dia seguinte o nosso espírito cai no sofrimento mais profundo, porque o/a nosso/a ex não parece mais interessado, e tem ignorado nossa última mensagem ou chamada, ou porque ele/a foi visto com outra pessoa. Passamos os dias e semanas, nos perguntando se realmente temos a oportunidade de reconquistá-lo/a.

Aqui é onde está o problema: temos uma oportunidade real, por exemplo, ao selecionar uma estratégia e as melhores práticas de voltar com o/a nosso/a ex, vale a pena a fase 3b, embora seja difícil momentaneamente. Neste caso, talvez em breve, seremos felizes de novo, muito mais felizes do que aqueles que nem sequer tentaram recuperar seu relacionamento e revivem o passado enquanto se termina seu próximo relacionamento.

Mas o que aconteceria se todos os seus esforços fossem em vão e que, depois de várias semanas, ou mesmo meses, você não conseguisse reconquistar seu/sua ex? Se você tivesse, em seguida, decidido não passar pela 3a fase para ter seu/sua ex de volta, então você teria tido problemas muito diferentes e os sentimentos de ansiedade, apatia e depressão teriam desaparecido um bom tempo atrás.

Por esta razão, nós revemos na primeira parte do meu discurso como o primeiro item, dicas e pontos importantes que irão ajudar você a determinar se incorreu na Fase 3 é a escolha certa. Ninguém deve sofrer por mais tempo do que o necessário. Se tentarmos reconquistar nosso/a ex, então também deveríamos ter uma boa chance de sucesso. Para isso, é essencial ter uma estratégia comprovada que leva em conta todos os aspectos importantes de um relacionamento. Neste ponto, eu gostaria que todos os leitores, mais uma vez observassem o nosso triângulo Love-Care, que ilustra de uma forma simples o que deve ser incluído em uma boa estratégia:

O triângulo Love-Care

A duração da fase 3b varia muito de acordo com a sua situação e sua personalidade. Só pode ser determinada de duas maneiras: ou convencer o/a ex a voltar a ficar juntos (-> 5b fase), ou podemos ver o fracasso, apesar de nossos esforços e, em algum momento nós aceitamos a separação, e entramos na fase 4b de uma vez por todas: "Deixar ir".

Fase 4b: Deixar ir

Fase 3: "O excesso de emoções" – você chegou à conclusão de que é inútil tentar reconquistar o/a seu/sua ex, mais cedo ou mais tarde acontecerá a Fase 4b: "Deixar ir".

Nesta fase, você finalmente aceitou a separação e, finalmente está começando a acreditar na "vida depois de um relacionamento". A premissa de "o tempo cura todas as feridas" descreve bem esta fase: A cada dia que passa nos sentimos menos desesperados e deprimidos. Começamos lentamente a trazer de volta a uma vida normal, equilibrada e satisfatória. Embora ocasionalmente você ainda pensar sobre a/o ex, sempre podemos agitar as memórias de nossa mente. A dor que causava quando pensava no/a ex geralmente desaparecem gradualmente e então se começa a tomar uma forma mais objetiva e racional: Nós estávamos destinados a ficar juntos.

O tempo que leva para passar do ponto de “deixar ir” para a próxima fase "5a: A reorientação" depende muito da situação específica de separação, a duração do relacionamento e sua própria personalidade. Enquanto algumas pessoas apresentam uma quantidade surpreendente de autocontrole, iniciativa, e "energia positiva", outros tendem a abandonar a sua dor e angústia para afogar suas mágoas. Devemos lutar de qualquer maneira, por isso recomendamos ler o nosso guia "SOS – Conselhos de primeiros auxílios para apaixonados" oferece aos nossos valiosos e dicas assim como o manual prático tema 2 "Situações individuais de separação e as típicas crises de relacionamento".

Fase 5a: A Reorientação

Uma vez que tenhamos nos separado dos sentimentos em relação a nossos antigos parceiros e tenhamos nos liberado com sucesso, começamos a viver novamente e curar a nossa alma e ter um equilíbrio emocional saudável. Nos sentimos focados, e conseguimos nos concentrar em um novo futuro. Quando você já não pensa no/a ex, voltamos às nossas atividades diárias, bem como todo o mundo: voltamos ao trabalho normal, a escola ou faculdade, encontramos amigos, nós dedicamos a nossos hobbies e até mesmo nos sentimos prontos para começar um relacionamento com a nova pessoa.

Reorientação - Sinais de interrogação

Muitas vezes percebemos mais tarde nesse estágio que, até que ponto nossas vidas estava voltada ao/a nosso/a ex. Ao romper, de repente agora temos mais tempo livre disponível para nós novamente. Há uma abundância de coisas divertidas para fazer sem um/a parceiro/a! Não devemos negar esses pequenos prazeres da vida, devemos usa ativamente o nosso tempo livre!

Fase 5b: O regresso com seu/a ex - A reunificação

Se você pode convencer o/a seu/sua ex voltar para você, você vai de etapa em etapa, passa de 4b a 5b. Esta fase inicia-se com sentimentos de felicidade e, lentamente, começam a experimentar sentimentos "normais" de felicidade que geralmente surgem em um relacionamento.

Dependendo da situação e da personalidade da pessoa, a fase de reunificação é (inicialmente), mas não exclusivamente, dominada por sentimentos de felicidade. Em alguns casos, podemos sentir um medo recorrente a outra separação, o que nos aflige regularmente e passamos algumas horas difíceis, às vezes até dias. Nossos medos podem ser fundados ou infundados, e pode ter diferentes causas. As razões mais comuns para o nosso medo de outra separação são:

  • A nossa falta de autoestima e da nossa própria incerteza.
  • Certas ações e comportamento dele/a, nos leva a crer que ele ou ela não tinha tanta certeza de voltar com a gente.
  • Uma combinação de ambos.

Na maioria dos casos, o seu próprio medo da separação é devido a uma combinação de falta de autoestima, a incerteza, e alguns casos, do comportamento do/a seu/sua ex. Tudo isso leva a um círculo vicioso:

Reunificação - Casal
  1. A conduta e as ações do casal levam a incerteza e baixa autoestima.
  2. Pessoas inseguras, com baixa autoestima são menos atraentes.
  3. Quanto menos atraente mais provável será que o amor dele/a (de novo) desapareça e que ele considere a separação novamente. Isso se reflete, é claro, de volta em seu comportamento.

É por isso que não devemos perder de vista a manutenção da nossa atratividade e continuar a trabalhar sobre a relação depois de uma conquista bem sucedida. Se você se encontra nesta situação, eu recomendo dois guias muito úteis do instituto Love-Care:

  1. O guia "Seja atraente e autoconfiante!" Contém dicas e estratégias para aumentar sete blocos de forma eficaz da sua própria atratividade. "Seja atraente e autoconfiante!" pode ser comprado individualmente ou como parte do preço de Kit do Sistema de Love-Care:
    » Para mais informações sobre o guia "Seja atraente e autoconfiante!"
  2. Nuestro best-seller “Divorcio? No, gracias!” dirigido a todos los que lograron recuperar a su ex y ahora quieren asegurarse de que la relación funcione en el largo plazo.Aquel que administra “vitaminas” a su matrimonio, no debe temer a una nueva separación.

A fase 4a: "Reunificação", geralmente termina normalmente, ou semana após semana resulta em um relacionamento feliz, sem preocupações ou termina em um novo rompimento, ou seja, você retorna para a fase 1: "O choque de novo" Desejo a todos que alcancem um longo relacionamento cheio de felicidade e satisfação, graças à sua paciência e esforço.

Qual a fase de separação experiência meu/minha ex?

Essa é uma pregunta que tem varias respostas, já que depende dos sentimentos do/a ex em relação a nós e sua percepção sobre o relacionamento.

Casal feliz

Se o/a nosso/a ex é tão apaixonado/a por nós ou ainda tem fortes sentimentos de amizade, também será difícil de separar, em seguida, então vêm depois do rompimento na fase 3: "O excesso de emoções" ou 4b Fase: "Deixar ir". Se os seus sentimentos em relação aos dois desapareceram, será desde o início a fase 5a: "reorientação".

Claramente, o/a nosso/a ex pode reagir de acordo com as fases de separação de forma diferente, o seu comportamento e as ações dependem do que ele ou ela está experimentando. Claro que, é geralmente mais fácil de recuperar a relação, se ele ou ela ainda está na fase 3 ou 4 b. Aqui, muitas vezes, requer convencer ele/a, com relativamente pequenas e simples mudanças, que somos a pessoa certa que eles buscam para um relacionamento, e que a sua decisão em muitos casos, não é contundente. Se o/a ex está na 5a fase: a reorientação, o que é mais necessário é a paciência. A reconquista leva tempo e são diferentes medidas que implementamos todos os dias, como parte de uma estratégia multidisciplinar sofisticada (ver Triângulo Love-Care).

Portanto, vamos tentar estimar com a maior precisão possível, em fase da separação nosso/a ex está. Porque a sua percepção é muitas vezes ofuscada pelas emoções, faz sentido considerar que procuram ajudar e procurar o conselho de um bom amigo ou membro da família. Por isso, será viável na maioria dos casos, estimar com precisão a situação, os sentimentos e separação de fases do/a nosso/a ex.

Com base nesta avaliação, devemos escolher nossa estratégia e se adaptar à situação. Porque, como descrito várias vezes no artigo, diferentes situações requerem diferentes medidas, especialmente se queremos ter uma visão realista e maximizar a oportunidade de ter um futuro juntos.

O sistema Love-Care

Fico feliz que você teve tempo para ler o meu artigo e espero que as minhas dicas e explicações irão facilitar a sua vida diária e ajudar você durante o processo de separação.

É claro, a contribuição de hoje foi apenas uma breve introdução às questões complexas envolvidas "reconquistar o/a seu ex". Mas agora que você leu pela primeira vez o nosso artigo gratuito "Os melhores conselhos para reconquistar seu/sua ex", também leu os 5 pontos chave neste artigo, você deu dois grandes passos na direção certa e você está em uma posição muito melhor para reconquistar seu/sua ex.

Casal feliz depois de uma separação

Todas as coisas boas vêm em grupos de três, assim diz o ditado. Eu apreciaria se você também realizar o terceiro passo rumo a uma nova relação com seu/sua ex, a fim de começar hoje a trabalhar ativamente na reconquista e no futuro com ele ou ela. Fatores que você deve considerar, tais como a forma de se comportar em diferentes situações e quais os passos que você deve dar e em que tempo, são explicados em detalhes no nosso Sistema Love-Care. De preferência pesquisar aqui sobre outros detalhes.

» Leia mais: Como posso recuperar meu/minha ex com o Sistema Love-Care?

Desejo a todos uma semana de êxitos,

Dr. Roberto Va Calvo
Equipe de experts Love-Care

O artigo gratuito:"Os melhores conselhos para reconquistar seu/sua ex"

Artigo gratuito

Os conselhos grátis para reconquistar seu/sua ex, é um serviço 100% gratuito que Oferece a todos os afetados estratégias e conselhos para reconquistar seu/sua ex. O time de especialistas do Love-Care, entre outras coisas aborda os seguintes temas:

  • Suas posibilidades de êxito
  • A forma de pensar masculina e femenina.
  • Os 10 erros a serem evitados - o que não se deve fazer nunca
  • Em que fatores você deve trabajar a partir de hoje para reconquistar seu/sua ex. (O triângulo Love-Care)