Medidas para controlar ciúmes

Casais com ciúmes

Todo mundo tem ciúmes. Se perdermos a paciência, então, o ciúme nos derrota. Só que no amor acontece muito rapidamente, como este é um sentimento profundo que pode provocar medo e temor gerando ciúmes.

É claro que a personalidade tem muito a ver com a susceptibilidade ao ciúme. Além de fatores pessoais (possessividade, autoestima) os quais também desempenham um papel importante para o surgimento do ciúme doentio e experiências do gênero. Mais informações sobre "Razões para ciúmes", você encontra no artigo "Porque nos tornamos extremamente ciumentos?".

Porém, como evitar que surja ciúmes extremos? Como evitar perder a paciência por causa dos ciúmes? Como conseguir controlar os ciúmes do/a seu/sua parceiro/a? A estas perguntas que eu quero me dedicar a seguir.

Prevenir ciúmes

O primeiro passo para evitar o ciúme é entender a si mesmo. O que é precisamente o que nos incomoda tanto? Porque nos desviamos do caminho normal para o de ciúmes e depois nós temos vergonha deles? Esta enquete é muito importante porque dá uma dupla proteção ante aos ciúmes: por um lado, podemos alinhar o nosso comportamento para que o/a nosso/a parceiro/a não fique com ciúmes e nos ajuda a compreender o outro lado, os casais ciumentos que seus temores são injustificados. Mais quais são as razões mais comuns para os ciúmes em excesso? Um estudo de um serviço de match making descobriu as são as razões que mais nos deixam ciumentos:

Os 5 principais motivos para os ciúmes

  1. Ciúmes por flertar com outro/a (76%)
  2. Ciúmes por se encontrar com o/a ex (59%)
  3. Ciúmes por "olhar para outras pessoas atraentes" (43%)
  4. Ciúmes por amistades com pessoas do sexo oposto (40%)
  5. Ciúmes por "adoração" pelo sexo oposto (32%)

O estudo mostra claramente que a maioria das razões dos ciúmes é devido ao comportamento. A melhor estratégia para evitar que o casal seja surpreendido pelos ciúmes é verificar cuidadosamente o seu próprio comportamento em relação às cinco principais razões citadas acima. Se a amizade com alguém do sexo oposto, por exemplo, passa a ser algo irritante para o/a parceiro/a, então ele/a irá desencadear uma série de ciúmes. Portanto, verifique na próxima vez, quando o/a seu/sua parceiro/a ficar com raiva, se você acha que seu comportamento foi exagerado levando em conta os 5 fatores citados acima.

Entretanto, quando você mesmo tiver superado os 5 principais fatores sobre ciúmes, deverá refletir seu procedimento. Com enfrentamento direto não se alcança nada. Nem com o seu/sua parceiro/a nem com seu/sua ex. Pelo contrario, se você ficar com raiva ou perder a paciência devido aos ciúmes, reduzirá sua atração e o respeito do/a seu/a parceiro/a.

É melhor enfrentar o sentimento de ciúmes, que permança soberano e busca a compreensão do diálogo. Este é o melhor recurso contra os ciúmes e suas conseqüências para seu relacionamento. Mais informações sobre a interação de perder a paciência e apelo emocional, bem como sobre as estratégias para prevenir ataques de ciúmes você encontra no artigo gratuito "Os melhores conselhos para reconquistar seu/sua ex".

Conselho: Autoestima protege contra ciúmes

Ao longo prazo, a única estratégia verdadeiramente sustentável contra o ciúme é o aumento da autoestima. Somente aquele que tem consciência de seus pontos fortes e dos seus pontos fracos, se protege contra os ciúmes e as suas consequências. Portanto, se pergunte o seguinte:

  • Tenho certeza do amor da meu/minha namorado/a ou marido/esposa?
  • Eu a/o realmente mereço?
  • Preciso ter medo que alguém tire ele/ela de mim?

Se você reponder essas perguntas com um Não, então você deveria pensar se o motivo dos ciúmes realmente é do/a seu/sua parceiro/a ou se o problema é com você mesmo. Muitas vezes o motivo para fortes ciúmes estão na falta de autoestima. Se isso também é o seu problema, então você deveria se basear nos conselhos profissionais para não perder seu/sua parceiro/a e depois ter que reconquistá-lo/a novamente. Também pode ler os conselhos para conseguir aumentar mais a sua autoestima no artigo gratuito "Os melhores conselhos para reconquistar seu/sua ex".

O artigo gratuito:"Os melhores conselhos para reconquistar seu/sua ex"

Artigo gratuito

Os conselhos grátis para reconquistar seu/sua ex, é um serviço 100% gratuito que Oferece a todos os afetados estratégias e conselhos para reconquistar seu/sua ex. O time de especialistas do Love-Care, entre outras coisas aborda os seguintes temas:

  • Suas posibilidades de êxito
  • A forma de pensar masculina e femenina.
  • Os 10 erros a serem evitados - o que não se deve fazer nunca
  • Em que fatores você deve trabajar a partir de hoje para reconquistar seu/sua ex. (O triângulo Love-Care)